Seus funcionários sabem onde podem melhorar a performance?
Há duas questões que são fundamentais para uma empresa ter sucesso.
1 - Que ela seja data-driven (se baseie em dados), para alcançar as metas e resultados que busca
2 - Que os funcionários estejam engajados e com foco nos objetivos
Parece trivial, certo? Mas é incrível observar o quanto isto é negligenciado.
Agora, considerando que você tem um cenário bem estruturado. Bases de informação seguras, KPI's direcionados ao que é mais importante e pessoas engajadas na missão.
Ainda assim, seus funcionários sabem onde podem melhorar a performance? Sim? Não?
As empresas que trabalham baseadas em uma cultura de informação proativa, e que causam disrupção no mercado estão alinhadas a esta forma de trabalhar.
Se você sabe de importância deste tema, e é do seu interesse aumentar ganhos e alavancar os resultados continue lendo. Vamos te apresentar análises destes cenários e algumas possibilidades para resolvê-lo.
Por que esse não é o cenário da maioria?
Acredito que todo C-level, executivo, gestor quer criar um cultura de informação proativa, certo?
Então, logo de cara já surge a pergunta. Por que esse cenário não é o cenário encontrado na maioria das empresas ainda hoje?
É uma boa pergunta, por vezes bastante complexa conforme o cenário de cada tipo de business. Entretanto existem alguns pontos comuns e que precisam da devida atenção, a iniciar por infraestrutura e tecnologia, processos e também a criação de uma cultura voltada a essa forma proativa de trabalhar.
No que diz respeito a tecnologia, destacamos o quanto ela se desenvolveu imensamente nos últimos anos. Os bancos de dados já são amplamente usados e concentram uma grande quantidade de informações.
Dados se tornam informações, e as informações podem se tornar inteligência. Se você quer aproveitar oportunidades, tornar informações -> inteligência dentro da sua empresa, clique aqui e saiba mais.
Um grande desafio ou uma grande oportunidade?
Vale citar a tão discutida "transformação digital" em que muitos e setores do mercado enfrentam a necessidade latente de dar um papel essencial para a tecnologia dentro dos negócios.
O impacto da transformação digital na sociedade é muito grande, ela transforma a vida das pessoas diariamente. Somos os consumidores da era do imediatismo, ou seja, queremos respostas naquele momento e escolhemos comprar de quem responde a todos os nossos questionamentos.
Com isso, a sua empresa precisa se superar para responder a essas perguntas e driblar a concorrência.
Outra oportunidade que precisamos citar é o crescimento exponencial do volume de informações. Tente imaginar a quantidade de dados que serão gerados daqui 1, 3 5 anos? Organizar e integrar essas informações com objetivo de usá-las ao seu favor de uma forma integrada é um desafio, mas também uma gigantesca oportunidade.
Pode não se avaliar isto com esta profundidade num primeiro momento, mas a realidade é que está tudo relacionado. Eis a questão de criar um ambiente em que os funcionários sabem onde podem melhorar a performance.
O que impede a disseminação da informação nas organizações?
Métricas e técnicas de gerenciamento existem dezenas. Agora de que adianta se elas não chegam as pessoas certas na hora certa?
O timing nas decisões influencia diretamente o resultado das ações que foram tomadas. O famoso "se eu soubesse disso, tudo seria diferente".
Além disso a velocidade das decisões é externamente importante, especialmente quando se fala do que puxa a empresa para cima (área comercial e vendas).
A Meetime é uma das empresas que pesquisam sobre o timing em vendas, recomendamos posts que são verdadeiras pesquisas, como este: Tempo de resposta: seja o gatilho mais rápido de Inside Sales
Seus colaboradores precisam da informação aqui e agora, e desculpe ser tão direto mas é você que precisa organizar esse cenário para que eles possam trabalhar com eficiência.
Então de que adianta, por exemplo um BI ou sistema com grande volume de dados que é usado por 2, 3 pessoas dentro de uma organização com 200-300 funcionários?
Pode parecer absurdo, mas sim isso existe e muito.
Isso muitas vezes acontece por questões relacionadas a custos. As ferramentas de BI são daquelas implantações caríssimas e que parecem nunca terminar.
Isso acaba inevitavelmente deixando as informações muito amplas, o que além de atrapalhar a compreensão por parte da equipe tática operacional pode deixar as empresas inseguras de entregar essas informações a maioria das pessoas do time.
Entregue a informação certa na hora certa
Antes de mais nada, existem alguns pontos fundamentais que você precisa ter em mente para essa engenharia toda funcionar, que são:
Quando você definir seus KPI's:
- Escolha os melhores índices e que realmente colaborem para a entrega
- Os KPIs devem ser simples e práticos
- Dentro das atividades cotidianas, você e seu time precisam definir priorização de tempo e de atividades
- Acompanhe suas evoluções no ciclo possível
- Use a predição por meio de inteligência artificial e informações proativas
Para mais detalhes sobre estes pontos, nós falamos sobre isso em "Como bater metas e ter alta performance".
Lembrando que quando se fala de KPI's, eles devem ser definidos do nível estratégico para as demais hierarquias abaixo. Tanto a nível estratégico, tático e operacional, todos sem exceção devem ter seus próprios KPI's a acompanhar. Assim você passa a trabalhar com funcionários sabem onde podem melhorar a performance.
Distribua a informação para todas as camadas da empresa
É aí que nós entramos, entregando essas informações no menor ciclo de acompanhamento possível, e para as pessoas certas na hora certa.
Com relação aos KPI's e sua disseminação dentro da empresa, não há limites. É você quer define "quem", "como", "quando".
A construção da inteligência é feita de forma automatizada por nosso robô que usa data mining para fazer a extração de dados de qualquer banco de dados (você pode continuar com o ERP já utilizado).
Neste sentido o robô entrega de forma personalizada os KPI's para o seu time por meio de uma notificação no celular. Sendo assim, o push intelligence e os insights recebidos criam um ambiente perfeito para a alta performance.
Isto sem citar a diminuição nos ciclos de acompanhamento, pois quando algum processo se encontra ineficiente os responsáveis são notificados com alertas no celular e podem disseminar a informação para os demais do time.
A diminuição de custos por ações que antes eram tratados numa verificação de - o que aconteceu no passado - e - o que faremos no futuro - deixa de existir. Você passa a ter uma gestão em tempo real, de fato.
As camadas de informação podem - e devem - ser distribuídas desde a C - level a gerência, supervisão etc...