Power BI X Tableau X Qlik: Qual o melhor Business intelligence?
A pergunta que não quer calar: Power BI X Tableau X Qlik. Qual é o melhor BI? Quando se precisa tomar decisões assertivas, a primeira coisa que vem a mente é a busca pelas informações necessárias para que realmente se possa fazer isso. Essas decisões geralmente são consequência do que se passa na operação e novamente existe uma busca constante pelo acompanhamento do setor/área, time, pessoas. Geralmente a busca por ferramentas BI acontecem, na maioria das vezes em cenários como os retratados acima. Os sistemas de business intelligence se tornaram ferramentas indispensáveis. São poderosos e com grande capacidade para agrupamento de informações, gráficas e analytics. Se você já entendeu essa importância, e ainda quer saber qual o melhor business intelligence este post é pra você. Aqui você encontra um comparativo entre Power BI X Tableau X Qlik, para saber o seu melhor caminho. VamosVamos falar também, sobre proatividade da informação, gestão em tempo real. E sobre como a Rampfy pode te ajudar nisso. Leia até o final e você vai encontrar caminhos para fazer uma gestão preditiva.
Tableau: Pontos Fortes
Se você prioriza a visualização de dados, o Tableau é a escolha certa para você. Toda a organização dele, é voltada à sua visualização. Esse quesito desenvolveu o produto em outras áreas também, como:
- Usabilidade
- Suporte
- Várias opção para a implantação do produto
- Melhor layout para visualização
- O compartilhamento de visualização
- e os recursos de fácil exploração dos dados
O Tableau dispõe de muito mais flexibilidade para a construção dos painéis de visualização produto foi desenvolvido com base na filosofia de "ver e explorar" dados. Isso o levou a ser construído de forma que, os questionamentos do usuário, possam ser respondidos de forma fluída no uso da ferramenta.
Por isso, o software é tão bom em para auxiliar na busca por respostas quando se trata de raciocínio fluído.
Tableau: Pontos Fracos
A Tableau desenvolve projetos durante a implantação que envolvem a construção de data warehouse, que tem um custo considerável. Portanto, a construção dessa conexão tem uma implementação de no mínimo aproximadamente 190.000,00.O resultado pode ser excelente, entretanto tem este custo a ser suprido. Isto sem considerar o custo das licenças de uso.
O Tableau tem conectividade com mais sistemas prontos para uso do que os concorrentes. Entretanto, os usuários relatam acessar menos estas outras fontes de dados, do que os que usam os demais BIs.
Power BI: Pontos Fortes
A verdade é que o Power BI tem muito a oferecer
.O Power BI ganha expressividade pelo fato de estar interligado a marca e produtos da Microsoft, e assim cada vez mais integrado e com mais recursos disponíveis. E mais, ele se encontra no pacote do Office 365 e é amplamente sugerido seu uso para trabalhar dados dos serviços em nuvem da própria Microsoft.
Portanto, a menos que você valorize e se importe com os pequenos detalhes, recursos de usabilidade e manejo do Tableau, você poderá perceber que o Power BI te atende plenamente. Outro ponto, é que o Power BI também se conecta com variadas fontes externas sim.No início era um produto principalmente orientado para o Excel.
O power BI é especialmente adequado para criar e exibir painéis e relatórios básicos, isso sem ter que dedicar muito tempo à criação, ao compartilhamento e à interatividade do relatório. AA maior força do Power BI, é sem dúvida, o seu custo.O produto pode ser totalmente comparável ao top da categoria, porém, grátis (incluso no office 365).Isso aumenta, e muito a adoção do produto. Sem mencionar que para as empresas que não querem gastar tanto, incluir analistas e vários meses na implementação do BI, ele acaba por se tornar ainda mais atraente.
Power BI: Pontos fracos
O Tableau tem 10 anos há mais que o power BI, portanto tem vantagem de tempo de mercado, e claro, ferramentas de usabilidade e recursos minuciosos que o power BI não tem.O ponto fraco mais relevante do Power BI, talvez seja a falta de flexibilidade na implantação. Para ter o Power BI no local, você precisa instalar o servidor de relatório do Power BI, bem como o SQL Server.Para quem lida com grandes quantidades de dados e usuários que desejam sistemas locais, o Power BI ainda perde para a concorrência. Está sendo desenvolvido o Power BI Premium, com recursos adicionais, porém envolvem aumentos brutos de custos, o que pode ser desfavorável diante dos fortes concorrentes.
Qlikview: Pontos fortes
Tableu e Qlik são comparáveis, e possuem muitos pontos fortes e fracos em comum.Vale citar que os clientes corporativos da Qlik citam as ferramentas QlikView e Qlik Sense como sendo fáceis de usar, e com painéis de visualização intuitiva.
O produto da Qlik possui um mecanismo em memória no qual permite enxergar padrões e incluir análises, que não são possíveis de serem feitas, utilizando apenas o SQL. Com a ferramenta é possível integrar vários tipos de dados de origens diferentes, e a visualização no painel para as métricas e indicadores chaves de desempenho (KPIs).
No geral, o QlikView também continua tendo uma das maiores classificações de satisfação do cliente da indústria.
Qlikview: Pontos Fracos
O custo pode ficar elevado quando se pretende expandir a aplicação feita para outros usuários visualizarem. Além disso, a licença é cobrada por usuário que visualiza tanto na versão web, quanto desktop. A ferramenta se propõe a ser utilizada por usuários de negócio, com praticidade e fácil visualização. Entretanto na construção de implementações e questões mais complexas por exigir um bom conhecimento técnico e aprofundado do assunto para que se construa toda a estrutura de forma eficaz para a sua necessidade. Quando se precisa mudar a forma de visualização e construir interfaces, a documentação pode ser ineficiente. Não ajuda muito no processo, e isso pode atrapalhar as mudanças no trajeto. Vale citar que a maioria dos sites de suporte e fóruns são em inglês e para quem não tem domínio da linguagem isso pode ser um desafio a mais no uso desta ferramenta.
A era da informação proativa
Falando ainda sobre inteligência de negócio, vamos falar de outra solução que pode estar conectada diretamente ao sistema de gestão ou conectada ao BI e torna tudo mais inteligente. Nós acreditamos que as informações que você mais precisa acompanhar, devem estar na palma da sua mão e o mais importante, que a informação “te chame para a ação”. Literalmente. Defendemos a ideia de que a informação deve ser proativa, ela deve chegar até você quando algo estiver fora do esperado. E deve chegar no meio de comunicação que está sempre com você, seu smartphone. Nossa ferramenta realiza a comunicação com os sistemas e BI’s, utilizando uma tecnologia de push intelligence para te entregar seus KPIs principais (definidos por cada gestor) e na hora que você precisa!
Otimize o tempo de suas análises!
Nossa tecnologia permite que você seja notificado quando acontecer algo que esteja fora do esperado. Isso porque nossa conexão data mining pode ser verificada minuto a minuto. Assim você pode ficar focado no que tem que fazer, e não mais em análises massivas e repetitivas. Por mais que os BIs sejam úteis, eles sempre mostram o passado. Isto te impede de conversar com as pessoas envolvidas no momento em que algo saia fora do curso esperado. Então, se você:
- Sente que faz gestão olhando sempre para o passado;
- Perde tempo com análises massivas de dados, e de diversos locais diferentes;
- Gasta tempo que deveria "fazer acontecer", com verificações repetitivas de KPIs;
- Acredita que deva ser notificado proativamente quando algo saia fora do curso esperado.